domingo, 3 de abril de 2011

O BOM É VIAJAR

Vieram me falar que eu não faço poesia. 
Concordo, junto tudo e vira poligamia.
Longe do falso moralismo, 
das críticas negativas e desaprovações. 
O importante
é escrever e soltar a imaginação. 
As palavras nos transformam e nos faz viajar. 
Quem não consegue deslizar nas palavras, 
não serve para declamar. 
A poesia virou rap, virou música e fez sucesso. 
Depois saiu nos jornais e virou até manchete. 
Espera aí, não posso parar, 
dou uma pausa agora para mais tarde terminar...

quinta-feira, 24 de março de 2011

Caminhos de Pedras

Estrada de pedras,
Momentos decisivos.
Uns tropeçam e
Levantam sorrindo,
Outros não aguentam
E choram de dor.

Para seguir adiante
Não pode ter temor.
Os caminhos tortuosos
São inseguros, mas
Necessários para
O fortalecimento.

Como seguir sem se sangrar,
Sem se machucar.
É preciso atenção,
Calma e humildade para
Conseguir passar.

No caminho
Muitos vão cair,
Você precisar ajudá-los a levantar.
Não seja
Soberbo,
Ninguém vence sozinho.

Aos poucos,
A dura estrada vai ficando para trás,
As pedras
Vão se transformando em flores,
E novos caminhos são traçados.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O calor que assola várias partes do país

 Brasília está muito quente, assim como em vários lugares do país. A temperatura na capital registra até 32 graus em algumas partes do dia. Uma boa para aproveitar os clubes da cidade ou as belíssimas cachoeiras espalhadas nos arredores da capital. Os vendedores nas ruas faturam vendendo água mineral e bebidas diversas. Muitos trabalhadores param nos barzinhos após o expediente para tomar aquela cerveja gelada.

Em cidades como Rio de Janeiro, onde a temperatura chega até os 40 graus, as pessoas aproveitam o calor e lotam as praias da cidade. Nada como um bom banho de mar para se refrescar no calor. Além cachoeiras e cascatas para quem quer fugir da agitação da cidade grande.

Com todo esse calor, as pessoas se sentem mais a vontade e diminui nas roupas, usando vestimentas leves para amenizar um pouco a alta temperatura dos últimos dias. Hoje, dentro do ônibus, um turista do Rio de Janeiro, visitando Brasília, estava sentindo tanto calor que tirou a camisa no coletivo, e logo foi reprendido pelo cobrador, que disse que não poderia tirar a camisa. O turista carioca atendeu pacientemente o pedido do cobrador de colocar a camisa, e riu, dizendo que no Rio de Janeiro, neste calor, as pessoas andam quase peladas dentro dos ônibus.

Cada estado tem sua cultura. Pode ser comum no Rio ver pessoas com trajes de banho ir pagar as contas no banco ou andar sem camisa nos ônibus, atitudes que dificilmente você verá em Brasília.

Com tanto calor, cada um vai dando seu jeito e amenizando o tempo quente da melhor forma. Só não esqueça de sempre beber muita água. A hidratação do corpo é fundamental.

A solidariedade das pessoas na Região Serrana do Rio.

Depois da chuva ter causado a morte de milhares de pessoas, aos poucos a Região Serrana do Rio vai voltando ao normal. Muitos desabrigados estão morando com parentes, conhecidos ou em lugares cedidos pela prefeitura. Pessoas ainda estão desaparecidas e familiares acompanham a busca dos bombeiros por corpos soterrados. A busca está mais lenta e muitos corpos nem chegaram a ser encontrados.

Moradores contam com a ajuda de desconhecidos que continuam mandando roupas, brinquedos, comida e água. As doações vem de várias partes do país e de todas as formas. Muitos entregam de carro, bicicleta, motos, avião e fazem a diferença para as famílias neste momento de escassez.

No meio de tanta gente honesta e generosa tem também aqueles que prejudicam e aproveitam dá situação para furtar casas, saquear lojas e ainda desviar donativos. Se não bastasse, tem gente mandando roupa rasgada, comida vencida, estragada e fralda suja.

Diante de tanta gente desumana e maldosa, felizmente a maioria honesta sobressai. Pessoas de bom coração continuam ajudando. A bondade, o espirito de cooperação e o prazer de sempre fazer mais e melhor, sempre vão prevalecer.


quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Brasília, e os novos desafios do governador.

Houve em Brasília, nas últimas eleições, a troca de governo. Saiu Rogério Rosso (PMDB) para a entrada de Agnelo Queiroz (PT), que venceu a eleição para governar a capital. Brasília viveu nos últimos anos uma série de denúncias e corrupção envolvendo o governo de José Roberto Arruda (DEM). Após a perda do mandato e prisão de Arruda, Rogério Rosso assumiu, sendo eleito por eleição indireta. Depois foi a vez de Agnelo, eleito pelo povo, assumir Brasília, tendo um longo desafio pela frente.

O governo passado deixou o Distrito Federal recheado de problemas para o atual governador. As corrupções deixaram as verbas mínimas e com tantas promessas a cumprir, Agnelo terá que esperar mais um pouco para por em prática as ações do governo. Moradores reclamam e exigem do novo governador melhorias para as cidades.

Aprovados em concursos vão as ruas exigir nomeações. O Bolsa Universitária, programa do governo que destina bolsas de estudo entre 70% e 100% a alunos carentes, também está parado. As pessoas que precisam participar de programas sociais ou consultar a situação junto ao órgão responsável, que são os Centros de Referência Social (Cras), não conseguem obter informação há mais de três meses. O sistema está parado e muitas famílias estão sem o auxílio do governo.

Enquanto moradores da cidade sofrem com a falta de assistência, o governador Agnelo Queiroz tenta regularizar os problemas e dar um novo ânimo para a população.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Carnaval, a festa brasileira!

 O Carnaval deste ano começa na primeira semana de março. Mas, até um ano antes, as escolas de Samba trabalham nas fantasias e nos preparativos para a maior festa do Brasil. Nos dias de carnaval a farra é garantida e as pessoas esquecem os problemas e se divertem na maior manifestação popular do mundo. Turistas vindo de vários lugares, movimentam milhões no carnaval do país.

No Rio de Janeiro, a festa das escolas de Samba com belíssimas passistas, decorações extravagantes e criativas fazem a alegria dos visitantes e das pessoas presente que torcem para a escola preferida ou simplesmente desfrutam do lindo espetáculo.

Em Salvador, a festa acontece nas ruas da cidade e as pessoas seguem os trios elétricos ao som de muita música baiana, com artistas locais e de vários outros estados. O Carnaval da Bahia já é tradição, e milhares de foliões seguem os trios nos seis dias de festa acompanhando os principais circuitos.

Olinda, em Pernambuco, também tem um dos carnavais mais famosos do Brasil. As pessoas se organizam nas ruas da cidade, formam um grupo e vão pulando ao som do frevo. O destaque se da com as fantasias irreverentes de personalidades públicas e dos bonecos gigantes tão famosos no carnaval da cidade.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Jesus, o Refrigerante Rosado


Fui ao mercado essa semana e, fugindo do habitual, comprei um refrigerante diferente, trazido direto de São Luís (Maranhão). Com uma cor rosada ele chama atenção na prateleira e é difícil se render a vontade de tomá-lo. O nome do dito cujo é Guaraná Jesus (o por quê do nome explico mais na frente) e o sabor, pelo menos para mim, é muito agradável.

O refrigerante rosado não é comercializado em todos os estados. Por aqui, encontrei um único mercadinho que vende essa raridade. O preço é salgado. Paguei R$ 6,70, pelo guaraná de 2 litros. No Maranhão, o mesmo guaraná sai por menos de 3 reais.

Em casa, o guaraná faz sucesso com a criançada que corre pra tomar a novidade e causa estranheza em outros da família que olham com ar de desconfiança para Jesus. Para uns tem gosto de tutti frutti (gosto de diversas frutas), para outros tem gosto de remédio. Uns fazem cara feia, outros gostam e elogiam o sabor único do refrigerante tão popular no estado do Maranhão.

A fórmula do guaraná foi criada pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, daí também o por quê do nome. O guaraná saiu numa tentativa de fabricar um remédio, mas não chegou a ser produzido. Os familiares do farmacêutico gostaram do gosto e o xarope virou refrigerante sendo fabricado pela família Jesus na década de 20, mantendo a própria fábrica até o início da década de 60. hoje a fábrica é da Renosa, franqueada da The Coca-Cola Company que comprou a Companhia Maranhense de Refrigerantes.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ronaldinho Gaúcho, a nova arma do Flamengo!

Foto: VIPCOMM)
Após muita conversa e expectativa, finalmente Ronaldinho Gaúcho foi confirmado como o novo reforço do Flamengo, o que acabou decepcionando os torcedores gremistas, que já tinham até armado a sonorização para o espetáculo no campo, só que as caixas de som deixaram o presidente do time, Paulo Odone, irritado e foram retiradas imediatamente. O que amenizou o vexame.

Felicidade só para os rubro-negros que lotaram a Gávea para receber Ronaldinho Gaúcho. Marcou presença também o cantor Dudu Nobre que cantou sucessos do samba e empolgou mais ainda a festa flamenguista.

Na coletiva de imprensa, o craque declarou seu orgulho em vestir a camisa 10 e ainda mostrou seu desejo em voltar a jogar na Seleção Brasileira.

O seu primeiro treino no Flamengo aconteceu em Londrina (PR) onde o clube enfrenta o América -MG, domingo (16), às 17h, no Estádio do Café.

Luciano Campello

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A REVOLTA DA NATUREZA NA REGIÃO SERRANA DO RIO DE JANEIRO


A cena é triste e catastrófica em vários lugares da Região Serrana do Rio. Famílias choram a morte de entes queridos e amigos numa das maiores tragédias provocadas pela chuva no estado. É a natureza devolvendo da pior forma a agressão que vem sofrendo há anos pela invasão desordenada de seu território.

As cidades atingidas foram Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Sumidouro. As cidades onde houve um maior número de vítimas são Teresópolis e Nova Friburgo.

Pessoas estão desabrigadas, muitas perderam quase toda a família. Casas são destruídas e cobertas pelo desmoronamento que, no fim, se transforma em lama. Na Região Serrana do Rio, o número de mortos já passa de 500. 4 bombeiros estão entre as vítimas, perderam a vida, salvando vidas.

Policiais, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil trabalham na busca por pessoas soterradas que ainda podem estar vivas. Um barulho qualquer vindo debaixo dos escombros pode ser um sinal de alguém pedindo ajuda e o silêncio é crucial na identificação de uma possível vítima. Cada soterrado tirado com vida é recebido com aplausos e emoção.

Em muitas áreas, o acesso só é possível com um helicóptero. O trabalho é cansativo e conta também com a ajuda dos moradores que são solidários e ajudam na busca por vizinhos.

Carros vão saindo a todo momento de várias áreas soterradas com as carrocerias cheias de corpos. As pessoas lotam o IML em busca de informações de familiares. Para cada corpo reconhecido aumenta a dor e o desespero. As covas no cemitério são abertas aos montes e, em muitas covas, famílias inteiras são enterradas.

Nas ruas, as pessoas tentam andar em meio a lama, que chega a encharcar os calçados. O que se ver no comércio são lojas fechadas e tantas outras alagadas. O único posto de abastecimento que abriu atraiu uma fila que somava 50 carros. Todos sofreram com a falta de luz, telefone, transporte, água e comida. A vida dos moradores vai demorar muito ainda para voltar ao normal e as lembranças dos dias de horror que muitos estão vivendo jamais serão esquecidas. 

Uma tragédia já anunciada e, muitas outras, que podem estar por vir caso o governo não aja para mudar a realidade de muitos moradores que vivem em área de risco, onde a bomba relógio está em contagem regressiva.

Luciano Campello